São inúmeras as patologias que cursam com alteração da cor na pele. Dentre elas, estão as que causam a diminuição da pigmentação (hipocromia) como vitiligo, micoses de pele (“pano branco”), traumatismos e as que causam aumento da pigmentação (hipercromia) como o melasma, cloasma gravídico, pós-inflamatória (acne, foliculite, queimadura).

 

Você sabia?

Uma das principais queixas no consultório de dermatologista
é o melasma, uma doença crônica, de tratamento desafiador
e de constante cuidado com a fotoproteção.

Manchas de pele

Biópsia de pele para diagnóstico de doenças, remoção de pequenos sinais, cistos, verrugas. Cirurgias para retirada de pequenos cânceres de pele.

 

Você sabia?

Pequenas cirurgias realizadas em consultório são feitas com anestésico local e não requerem internação hospitalar, jejum ou suspensão de medicamentos.

Pequenas Cirurgias

 

A quantidade de fios que cairão depende de fatores genéticos, hormonais e da idade. Alguns hormônios, como o estrógeno e a tiroxina estimulam o crescimento dos fios. Já os hormônios andrógenos, apesar de estimularem o crescimento dos pelos genitais, inibem os pelos do couro cabeludo. O aumento da idade também influencia no ciclo de crescimento do pelo. Quanto maior a idade menor o tempo do ciclo.

Você sabia?

Uma das principais queixas no consultório de dermatologista é o melasma, uma doença crônica, de tratamento desafiador e de constante cuidado com a fotoproteção.

Queda de Cabelo

 

A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Estas células se dispõem formando camadas e, de acordo com
a camada afetada, definimos os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele.

 

Você sabia?

O câncer de maior incidência no Brasil é o câncer da pele.
A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento de tumores cutâneos, e a maioria dos
casos está associada á exposição excessiva ao sol ou
ao uso de câmaras de bronzeamento.

Câncer de Pele

 
 

Existem vários tipos de reações alérgicas na pele. As mais comuns são: urticária, dermatite de contato e farmacodermia. Das dermatites de contato, os causadores mais comuns são: Plantas; Níquel ou outros metais presentes em bijuterias e relógios; Antibióticos, principalmente os tópicos; Anestésicos tópicos e outros medicamentos; Cosméticos, como perfumes, shampoos, condicionadores, cremes, esmaltes, etc; Roupas e tecidos sintéticos; Detergentes, Solventes; Adesivos.

Você sabia?

As mãos são um local comum da dermatite de contato. Porém, produtos de cabelo, cosméticos, perfumes, dentre outros, podem causar reações de pele no rosto, cabeça e pescoço.

Alergias

 

A acne se desenvolve quando os poros da nossa pele ficam obstruídos. Essa obstrução é causada pelo excesso de sebo, células mortas e bactérias nos folículos pilosebáceos. Nosso corpo produz mais sebo quando há aumento da atividade hormonal. É por isso que a acne é mais frequente em adolescentes e pessoas com distúrbios hormonais. Mulheres também podem ter acne no período da menstruação, devido à flutuação hormonal, ou quando atingem a menopausa.

 

Você sabia?

Que uma sessão de peeling é capaz de remover comedões desencadeadores da acne, além de promover uma renovação da pele, deixando-a mais clara, viçosa e com brilho, por isso é um ótimo aliado para o tratamento da acne? Além disso, peelings tornam a pele mais receptiva aos tratamentos prescritos para uso domiciliar, acelerando os resultados.

Acne

 

Existem diversos agentes causadores de doenças infecciosas, entre eles fungos (que causam micoses), bactérias (que causam foliculites, furúnculos, impetigo, erisipela e outros) e vírus (herpes, verrugas, catapora, sarampo, etc).

Você sabia?

As micoses das unhas são as mais difíceis de controlar, pois o tratamento tem maior duração, podendo ser necessário manter a medicação por mais de doze meses. A persistência é fundamental para obter sucesso nestes casos.

Doenças Infecciosas

 

O aparelho ungueal, também conhecido como unhas, é formado pela lâmina ungueal, leito ungueal, matriz e tecidos periungueais. Localiza-se na região dorsal da extremidade dos dedos das mãos e dos pés. Sua principal função é proteger as extremidades dos dedos de traumatismos. Também tem a função de defesa, apreensão de objetos e pode revelar doenças sistêmicas.

Você sabia?

A cutícula, estrutura epitelial córnea que margeia toda da lâmina ungueal, exceto a borda livre distal, não deve ser removida. Sua função principal é ser uma barreira para substâncias e microrganismos que possam penetrar e atingir a matriz ungueal.

Doenças nas Unhas

  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • Google+ - White Circle

Av. Armando Lombardi, 1000 – sala 213, bl 1 -

Centro Médico Barra Life

21 3253.4639 | 3253.4638 | 99760.7979

@ Dermajour Direitos Reservados - 2017